Pernambuco autoriza vacinação contra a influenza a maiores de seis meses

A partir da próxima segunda-feira (4), os municípios de Pernambuco poderão vacinar contra a influenza todos os moradores a partir dos seis meses de idade. A autorização foi dada pelo Governo do Estado nesta sexta-feira (1º) e acontece após o aval do Ministério da Saúde, ocorrido há uma semana.

Atualmente Pernambuco vacina contra a gripe, até este domingo (3), os grupos prioritários, que soma um total de mais de 3,5 milhões de pessoas: idosos; trabalhadores de saúde; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; funcionários do Sistema Privado de liberdade; e população privada de liberdade.

Segundo o Governo de Pernambuco, as cidades podem ampliar o acesso ao imunizante, porém devem otimizar seus estoques para priorizar os grupos prioritários, principalmente as crianças e os idosos. Até o momento, em Perrnambuco, para influenza apenas o grupo prioritário formado pelos povos indígenas bateu a meta mínima estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90% de cobertura vacinal (91,3%).

Covid

Para quem recebeu a vacina contra a Covid, de acordo com orientação técnica do Ministério da Saúde de setembro de 2021, não há problema em ser vacinado contra a gripe, até mesmo no mesmo dia – no começo da pandemia, a pasta indicava intervalo de 14 dias entres os dois imunizantes.

Fonte FolhaPE

Deixe um comentário