Pernambuco faz lançamento de editais do Funcultura 2016

Secretário de Cultura Marcelino Granja

Nesta quarta-feira (30) o Governador Paulo Câmara (PSB) anunciou o lançamento dos editais Geral (antigo Independente) e Audiovisual do Funcultura, trazendo mudanças sutis em seus textos. A partir desta quinta-feira (31), os produtores podem encontrar o material disponível nos sites da Fundarpe, Secult e Diário Oficial.

As inscrições dos projetos de Geral devem ser feitas entre 26 de fevereiro e 28 de março; já para os projetos de Audiovisual, as inscrições devem acontecer entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro. Os interessados devem atualizar o Cadastro de Produtor Cultural (CPC) até o dia 1º de fevereiro, para Geral, e até 22 de fevereiro, para Audiovisual.

Enquanto o edital de Geral permanece praticamente inalterado, o de Audiovisual assume algumas novidades para 2016. Na categoria longa-metragem, as etapas de produção e finalização serão realizadas conjuntamente e a suplementação pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) será possível também à subcategoria distribuição, por exemplo. Os critérios de avaliação também passarão a levar em consideração a representatividade de minorias sociais, como a presença de mulheres, negros e índios nas equipes das produções.

Márcia Souto, presidente da Fundarpe, argumentou que, “não é uma mudança no edital, mas no julgamento”. O Superintendente de Gestão do Funcultura, Gustavo Araújo destacou que será ampliada a participação de cineclubes na regionalização.

CAPACITAÇÕES PARA O EDITAL DO AUDIOVISUAL

Com o objetivo de orientar realizadores e produtores audiovisuais, cineclubistas, pesquisadores e educadores que desejam elaborar projetos para a seleção pública, a Secult-PE e a Fundarpe darão início já no próximo dia 6 de janeiro ao Ciclo de Capacitações para o edital do Audiovisual.  Produtores de outras linguagens também serão contemplados com um calendário ampliado, que será divulgado em breve.

Em Petrolina (PE) a capacitação será realizada no Espaço Cultural Janela 353, de Chico Egídio, localizado na Rua Antônio Santana Filho, nº 553. Centro.

Deixe uma resposta