Pernambuco recebe 60 mil doses contra a Covid-19 para começar a vacinar crianças de 5 a 11 anos

 

Chegou a Pernambuco, nesta sexta-feira (14), o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Mais de nove horas após a previsão inicial, o estado recebeu 60 mil doses do imunizante pediátrico da Pfizer. Na quinta-feira (13), o governo estadual havia informado que Pernambuco receberia 55 mil doses.

 

O lote chegou ao Aeroporto do Recife às 10h50. A carga ficou no local até ser transportada por uma empresa contratada pelo Ministério da Saúde para fazer esse serviço de deslocamento. Depois, as doses seguiram para a sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI), onde são conferidas e distribuídas para os municípios.

De acordo com o governo de Pernambuco, o envio das doses para todas as Regionais de Saúde, onde as prefeituras fazem a retirada, começa ainda nesta sexta-feira (14) e é finalizado no sábado (15). A vacina pediátrica da Pfizer é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação nessa faixa etária.

Nesta semana, o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação definiu que a vacinação desse público vai começar com as crianças indígenas e aquelas que têm doença neurológica crônica ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando a síndrome de Down e o autismo.

“Das 60 mil doses, 5.960 serão destinadas para 100% dos indígenas com essa faixa etária e 53.980 doses serão para 4,28% da população de crianças de 5 a 11 anos, dentro do grupo prioritário”, informou o governo de Pernambuco, por meio de nota. A estimativa do governo estadual é de que haja 1,1 milhão de crianças nessa faixa etária no estado.

Para serem vacinadas, as crianças precisam estar acompanhadas pelo pai, pela mãe ou por responsáveis. No ato da imunização, é exigida a apresentação de um documento de identificação oficial dos meninos e meninas.

Deixe um comentário