Pernambuco registra caso de natimorto infectado com o novo coronavírus

Pernambuco registrou, nesta quinta-feira (28), o óbito de um bebê do sexo masculino natimorto, isto é, quando a morte acontece dentro do útero materno, infectado com o novo coronavírus. A morte foi notificada no novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) sobre a Covid-19 no estado. O documento também registrou o óbito de uma menina de 1 ano.

A ocorrência do natimorto reforça a suspeita de que mulheres grávidas podem infectar os bebês que estão gestando. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, não há indicação científica de que isso aconteça, pois o vírus ainda não foi detectado em amostras de líquido amniótico ou no leite materno.

Um artigo, ainda sob revisão, publicado no início da semana pela fundação de pesquisa norte-americana Research Square, confirma a transmissão mãe-bebê da Covid-19. O trabalho foi assinado por oito pesquisadores da Universidade Paris-Saclay. Os cientistas fizeram uma coleta simultânea da placenta, do filho recém-nascido e da mãe já no trabalho de parto. A coleta do RT-PCR dos três confirmam a transmissão intrauterina e não após o nascimento.

De acordo com a SES-PE, “foi um óbito fetal, intrauterino. O natimorto positivou para Covid-19 e a mãe também”. A morte aconteceu no dia 16 de maio e foi notificada para a vigilância epidemiológica do estado por uma unidade privada de saúde.

Deixe um comentário