Pesquisadores celebram aprovação de projeto que torna manta caprina patrimônio de Petrolina

Meta é tornar Petrolina conhecida internacionalmente por seu produto (Foto: Blog Waldiney Passos)

Aprovado por 19 votos a zero na sessão de quinta-feira (11), o projeto de lei nº 135/2018 que torna a manta caprina e ovina de Petrolina patrimônio cultural-imaterial deve fortalecer a cadeia produtiva na região e o próximo passo é levar o produtor ao comércio internacional.

LEIA TAMBÉM:

Vereadores aprovam projeto que torna manta caprina e ovina patrimônio cultural-imaterial de Petrolina

Idealizador da pesquisa da manta caprina, Tadeu Voltolini disse ao Blog que a meta é aumentar a reputação do produto, já que todos envolvidos na cadeia produtiva sairão ganhando. “Os outros municípios sabendo que aqui tem um patrimônio cultural, isso pode melhorar a comercialização. Tendo mais comercialização, vai precisar do produtor produzindo com mais qualidade. O projeto beneficia a todos”, disse o pesquisador da Embrapa Semiárido.

Rede de estudos

Apesar de o projeto tornar a manta caprina e ovina patrimônio de Petrolina, o selo abrange outras cidades. “Petrolina é o principal município, mas isso não descarta a possibilidade de outros municípios da região de comercializar como manta de Petrolina”, destacou Voltolini.

A pesquisa sobre a manta caprina é desenvolvida por uma rede de estudiosos, um deles é Wellington Lopes, chefe da unidade regional de Desenvolvimento Territorial da Codevasf de Petrolina. “Nós integramos junto com a Embrapa, IPA, Adagro e outros órgãos o projeto Rota do Cordeiro e sentiu-se a necessidade de puxar essa bandeira da manta. Dentro da Rota surgiu a ideia de valorizar esse produto, para que tenha uma padronização. O primeiro passo é esse e a gente quer também a identificação geográfica, pra ter um reconhecimento internacional”, afirmou.

Deixe um comentário