Pesquisadores da Univasf desenvolvem respiradores mecânicos para ajudar no tratamento de pacientes com covid-19

Respirador foi desenvolvido na instituição (Foto: Reprodução)

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveu uma tecnologia que automatiza um respirador manual criado por eles. O material pode ajudar no tratamento dos pacientes com a covid-19, internados no Hospital Universitário de Petrolina.

Essa automatização transforma o respirador criado por eles em mecânico, fortalecendo a rede de atendimento aos contaminados. A equipe é formada por nove pessoas, entre professores dos cursos de Medicina, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação e funcionários do Hospital Universitário (HU-Univasf).

De acordo com a equipe, o “ambu é um aparelho utilizado no transporte de pacientes até o acoplamento de um respirador mecânico nas unidades de saúde. Este instrumento funciona como uma espécie de bolsa de ar que, para ventilar, exige que os profissionais da área de saúde realizem, manualmente, o constante movimento de pressionar e, em seguida, soltar o balão de ar do aparelho, de acordo com uma frequência específica”.

Petrolina tem até hoje 253 casos confirmados do novo coronavírus. O HU tem sido utilizado como referência no tratamento dos pacientes e com essa tecnologia desenvolvida os profissionais esperam dar mais suporte a quem precisa do respirador no tratamento da covid-19.

Deixe um comentário