Pesquisadores identificam segunda variante da covid no Brasil

Uma nova variante da covid-19 está circulando no Brasil. Ela foi encontrada por pesquisadores do país e o problema já foi comunicado a Rede Corona-ômica, responsável pelo sequenciamento genético do vírus. A informação é da CNN Brasil.

A linhagem encontrada preocupa os cientistas porque ela contém a mutação E484K, na proteína S, a mesma presente nas variantes de preocupação amazônica, britânica e sul-africana. E essas três estão ligadas ao índice maior de transmissibilidade da doença.

Coordenador da Rede Corona-ômica, o virologista Fernando Spilki demonstra preocupação com a possibilidade de a variante ter maior transmissibilidade, mesmo que a incidência da mesma ainda seja pequena. Para ele, o problema é resultado da falta de medidas de controle ao vírus no país.

“O excesso de pessoas nas ruas, as aglomerações, a falta de uso de máscaras provoca esse tipo de reação, o vírus encontra mais hospedeiros. É claro que a vacinação também vai ajudar a evitar que processos como esses ocorram, mas as projeções mostram que os primeiros casos ocorreram entre junho e setembro, um período no qual ainda não havia vacinação disponível”, disse.

Deixe um comentário