Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Petrolina aumenta captação de recursos para saúde e ocupa 1° lugar em Pernambuco

(Foto: ASCOM)

Em uma avaliação feita pelo Ministério da Saúde entre setembro e novembro de 2017, Petrolina alcançou o 1º lugar em captação de recursos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O PMAQ é um instrumento utilizado pelo Governo Federal com o objetivo de induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O município possui 79 equipes de atenção básica que aderiram ao PMAQ, além de 34 equipes de Saúde Bucal, 8 Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e um  Centro de Especialidades Odontológicas. O Ministério da Saúde avalia as equipes de saúde da família através dos indicadores e das estruturas físicas de forma individual, classificando-as como ‘Ótimo’, ‘Muito Bom’, ‘Bom’ ou ‘Regular’. Quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

Na avaliação de 2015, equipes de saúde de Petrolina receberam mais de 60 ‘regular’, 11 ‘bons e 2 ‘ótimos’, o que resultava num repasse mensal de R$ 218.300,00.  Os resultados do final de 2017, divulgados pela portaria 2.777, de 4 de Setembro de 2018, não deixam dúvidas: com uma  classificação superior de  3 ‘Ótimos’, cerca de 30 ‘Muito Bons’ e 30 ‘Bons’ e apenas 5 ‘Regular’, Petrolina teve um aumento de 120%, com um repasse mensal de R$ 496.145,00. Até o mês de dezembro serão divulgados o desempenho das equipes do NASF.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, o excelente resultado foi possível graças a esforço conjunto de todos os setores da pasta. “Estamos muito satisfeitos com o primeiro lugar na captação de recursos em Pernambuco, avançamos muito na Atenção Básica do município e devemos agradecer a todos que se dedicaram para essa conquista. Trabalhamos diariamente para melhorarmos ainda mais os nossos indicadores, ofertando uma saúde pública de qualidade à população petrolinense”, comemora.

Deixe uma resposta