Petrolina avança com o programa de revitalização das margens do Rio São Francisco

(Foto: Ascom/PMP)

Quem costuma passar pela Orla de Petrolina com frequência já nota que alguma coisa está mudando nas margens do Rio São Francisco. As ações do Programa Orla Nossa, da prefeitura de Petrolina avançam e a paisagem está mudando.

O projeto prevê a recuperação de 12 hectares da mata ciliar, que irá receber 7 mil plantas nativas da Caatinga como Ingazeira, Jatobá, Marizeiro e Caraibeira. Os trabalhos vão contemplar toda região da Orla II, que vai desde o Círculo Militar até o último restaurante da via. O trecho está completamente cercado para delimitar e proteger o local.

Entre as ações do Programa a AMMA já realizou a retirada de 70% dos esgotos clandestinos, soltou mais de 250 mil alevinos na bacia do Rio e proporciou melhoria de 600% no nível de oxigenação da água e manejo das plantas aquáticas.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Geraldo Miranda, o Programa de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) já está 70% concluído. “Já realizamos a recuperação e correções do solo, como também o coveamento do trecho. E neste momento, estamos realizando a escavação do ramal central do sistema de irrigação”, explica Geraldo.

A etapa de plantio conta com a parceria do IF Sertão e Agrovale, que também produziram as mudas.

Deixe uma resposta