Petrolina é destaque no crescimento do mercado de energia solar

O município de Petrolina é destaque nacional em instalação de placas de energia solar. Dados divulgados no início deste ano pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), apontam Petrolina ocupando o 9º lugar no ranking de cidades do Brasil com maior número de instalações fotovoltaicas. Hoje, são cerca de 405 instalações de sistemas, o que compreende a 6,8 MW de potência instalada na cidade.

O crescente mercado de energia solar tem animado empresas que atuam na região. Em entrevista ao Blog Waldiney Passos, o Engenheiro Eletricista Paulo Victor Dantas, sócio da empresa Dantas Engenharia, especializada em sistemas fotovoltaicos, confirmou a demanda. “A gente vem notando o crescimento do mercado, a procura dos consumidores na tentativa de diminuir o custo de energia, principalmente nas residências. No comércio, os proprietários de empresas são mais propensos a aderir por que o impacto do custo de energia elétrica é muito grande”, disse.

As condições climáticas da região é fator determinante para o sucesso do mercado de energia solar, contudo outros aspectos compõem a alta do segmento. “As pessoas estão bem informadas, a divulgação tem ajudado muito. Outro ponto positivo para o setor é a facilidade de financiamento na região. Como Petrolina é uma cidade de porte médio, temos várias agências bancárias oferecendo linhas de crédito que facilitam a adesão ao sistema”, ressalta Paulo Victor.

A instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica obedece uma norma criada pela Aneel. O consumidor instala seu sistema de geração, conecta à rede da concessionária, e sua conta de energia é compensada através da energia que vai ser injetada na rede da concessionária. No final do ciclo de faturamento, a concessionária faz um encontro de contas e gera o valor da conta do consumidor, que tende a ser bem mais barata.

Sobre a instalação, Paulo Victor ressalta a cooperação das concessionárias na agilização do procedimento. “A instalação de um sistema é algo prático, um projeto de 100 placas é possível instalar em quatro dias, considerando um telhado acessível. Até conseguir fazer a ligação do cliente com a concessionária tem que seguir alguns trâmites e normas da concessionária. Em Pernambuco, estamos conseguindo entre fechamento do contrato até  a ligação da Celpe, levamos em média de 30 a 40 dias. Já na Bahia, demora um pouco mais, pela morosidade da concessionária.”

Benefício econômico

A dimensão da economia do consumidor que adere ao sistema de energia solar fotovoltaica é analisada a partir do consumo da residência ou estabelecimento. Segundo Paulo Victor, o consumidor do grupo B, aquele que corresponde a uma casa de sistema monofásico, consegue reduzir em média até 95% do valor da conta de energia.

“O consumidor do grupo B terá que pagar uma taxa mínima de manutenção para a concessionária de 30 KWh que dá algo em torno de R$ 18,00. Quando parte para trifásico ele tem que pagar uma taxa de 100 KWh, fica mais ou menos R$ 80,00.”

Deixe um comentário