Petrolina e Juazeiro já contam com o INSS Digital

(Foto: Ilustração)

Na próxima quinta-feira (21) a cidade de Petrolina completa 122 anos e o prefeito, Miguel Coelho (PSB), está cumprindo uma série de agendas. Uma delas foi com o INSS na manhã desta segunda-feira (18) ao participar do lançamento do projeto INSS Digital no auditório da Justiça Federal.

Na ocasião ele assinou um protocolo de intenção com o gerente-executivo de Petrolina, Thalys Eliel, que vai garantir atendimento mais ágil para os segurados.

“Queremos ser referência nesse projeto e estamos empenhados em começar, continuar e fazer dar certo. De tudo o que foi aqui apresentado, a redução no tempo de espera pelo atendimento será um marco nesse projeto. O INSS é a garantia financeira para milhares de pessoas após o seu tempo de contribuição. Estamos, literalmente, inaugurando um novo tempo não só no relacionamento prefeitura e INSS, mas também no relacionamento com as pessoas que mais precisam da eficiência no setor público”, destacou o prefeito.

De acordo com o gerente, Thalys Eliel, desde que o prefeito tomou conhecimento enxergou de imediato as vantagens do projeto que vai beneficiar a sociedade.

“Quando as instituições se unem a vida do cidadão fica mais fácil. Esse INSS Digital é um sonho que se realiza. Temos uma grande missão de reconhecer direitos e quanto mais se avança em agilidade, melhor fica a nossa imagem junto ao segurado”, disse Eliel.

As assinaturas dos Acordos de Cooperação Técnica permitem que os cidadãos possam realizar os requerimentos de benefícios diretamente nas entidades parceiras da sua cidade, sem a necessidade de deslocamento até uma Agência da Previdência Social.

União

O lançamento juntou as gerências de Petrolina e Juazeiro (BA). Nas agências da gerência pernambucana, passam diariamente cerca de 400 pessoas, das 7h às 17h. Já a cidade-irmã, Juazeiro, é a primeira na Bahia a implantar a nova forma de atender.

Com as agências em Irecê e Juazeiro, funcionando digitalmente desde o dia 4 deste mês, os segurados da região que dão entrada nos requerimentos de benefícios têm o processo tramitando digitalmente. Esse é um momento de transformação de rotinas de trabalho.

“Somos a primeira Gerência no Estado a implantar o INSS Digital e isso é um desafio. Estamos com a equipe empenhada em dar uma resposta positiva à altura da confiança que nos foi conferida”, concluiu Augusto Netto.

Na Bahia, depois de Juazeiro e Irecê as próximas cinco agências a implantar o INSS Digital são Jacobina, Senhor do Bonfim, Tucano, Euclides da Cunha e Paulo Afonso.  Com uma média de oito mil requerimentos de benefícios por mês, a Gerência Juazeiro, localizada no norte da Bahia, possui cerca de 440 mil benefícios mantidos e uma abrangência territorial, que cobre 27% da área geográfica da Bahia, aproximadamente.

Aproximadamente 130 municípios da região serão beneficiados com a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) e, dessa forma, o INSS Digital ganha força.

“A Superintendência Nordeste recebeu o desafio de iniciar por Mossoró esse projeto. O resultado mostra que o tempo de espera reduziu de 42 dias, para apenas um dia. Hoje já estamos com 41 agências atendendo digitalmente. As próximas Gerências-Executivas a implantarem esse projeto são Natal (RN), Fortaleza (CE), Sobral (CE) e Juazeiro do Norte (CE)”, adiantou o superintendente regional do Nordeste, Marcos de Brito.

Deixe uma resposta