Petrolina: leitora pede mais fiscalização no bairro Pedra Linda durante quarentena

Festa em pleno feriado, mesmo durante pandemia (Foto: Google Street/Reprodução)

Que os petrolinenses estão desrespeitando a quarentena, isso não é novidade. O descumprimento do isolamento social tem piorado aos finais de semana e feriados, como ontem (21). Na Rua 9 do bairro Pedra Linda uma leitora relatou várias festas em plena pandemia do coronavírus.

“Ontem eu liguei pro 190 da PM e 153 da Guarda Municipal, mas infelizmente as ligações não foram completadas. Aqui onde eu moro estava acontecendo bebedeira, aglomeração de pessoas e som muito alto. Queria pedir um pouco mais de atenção das autoridades quanto a desobediência dos decretos, principalmente em relação a aglomeração e a perturbação do sossego“, relatou a leitora que prefere ser mantida em anonimato.

PM tem atuado em todo Estado

Procurada pelo Blog, a Polícia Militar de Pernambuco afirmou que, apesar da queixa da leitora, “não teve registro da ocorrência”. Segundo a instituição, desde o início da quarentena já foram checadas cerca de 35 mil denúncias em todo Estado. As ações são monitoradas diariamente pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

“A Polícia Militar de Pernambuco informa também que vem atuando, quando acionada por meio do 190, em conjunto com as guardas municipais e diretorias de controle urbano das prefeituras, para evitar aglomerações em locais públicos e assegurar o cumprimento das determinações das autoridades sanitárias“, destaca a nota. De acordo com a PM quem desrespeita os decretos está sujeito a detenção, de um mês a um ano, e multa.

Guarda Civil está nas ruas, afirma Prefeitura

A Prefeitura de Petrolina também se pronunciou acerca da denúncia. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a “equipe de fiscalização está trabalhando 24h por dia, com objetivo de fazer cumprir os decretos emergenciais em vigência”.

Por dia a Guarda Civil Municipal recebe uma média de 800 denúncias, destaca o órgão. “A Sedurbh pede a compreensão e colaboração da população, no cumprimento do decreto e lembra que cada um precisa fazer sua parte para evitar a disseminação pelo coronavírus, e reforça que o distanciamento social e o fechamento de serviços não essenciais são as medidas mais eficientes para redução da curva de contaminação”, ressalta.

Canais para denúncia

A Central de Atendimento da Secretaria Executiva de Segurança Pública pode ser acionada através dos números 153 ou (87) 98106-7310 (WhatsApp). Já o 5º BPM pode ser solicitado pelos contatos (87) 98877-0741 e (87) 98877-2102.

Deixe um comentário