Petrolina passa a oferecer acompanhamento odontológico para crianças com microcefalia

O CEO funciona de segunda a sexta, de 7h às 17h, na Rua Antônio Padilha, nº 30, Vila Mocó. (Foto: Ascom)

Buscando avanços na saúde bucal dos petrolinenses, a Prefeitura de Petrolina traz um novo programa: o acompanhamento especial às crianças com microcefalia do município. A equipe de odontopediatria do Centro de Especialidades Odontológicas de Petrolina desenvolveu o programa de apoio ao paciente com microcefalia, integrando estes pacientes ao tratamento bucal, desde orientações de cuidados diários às famílias, até atendimentos mensais com as crianças. A primeira consulta acontecerá na próxima terça-feira (28), a partir das 8h.

De acordo com a coordenadora do CEO, Clara Vasconcelos, a iniciativa pretende, além de cuidar da saúde bucal, criar um vínculo com os pacientes. “O papel do cirurgião-dentista no acompanhamento de pacientes com a doença é fundamental. Então, queremos sensibilizar as famílias sobre o tratamento preventivo, além de tratar problemas como atraso no nascimento dos dentes, cárie, doenças na gengiva, dentre outros”, destaca.

A microcefalia é uma doença rara em que a cabeça e o cérebro da criança são menores do que o normal para a sua idade. As crianças que desenvolvem a microcefalia possuem alta incidência de doenças bucais, em função da dieta, alterações salivares, dificuldade de compreensão e realização da atividade de higiene bucal, além de alterações de mastigação e deglutição.

Deixe uma resposta