Petrolina: Poço artesiano deve reduzir transtornos da seca em comunidade de Rajada

Moradores observam água do poço artesiano em Rajada. (Foto: ASCOM)

Com o registro da falta de água por conta da longa estiagem, agricultores da comunidade do Angico em Rajada, Zona Rural de Petrolina, viveram na tarde desta quinta-feira (08), um momento de verdadeira celebração. Em plena caatinga com um solo castigado pela seca, para a surpresa e felicidade de todos os moradores a água jorrou do seio da terra.

A iniciativa é fruto de um acordo de Cooperação técnica entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário. O secretário da pasta, José Batista da Gama, esteve vistoriando, junto à equipe técnica, a perfuração do poço.

Segundo informações técnicas, o poço na comunidade de Angico apresenta uma vazão de 520 litros/hora e vai atender mais de 10 famílias, minimizando com o sofrimento de água dos agricultores.

Parceria 

O acordo de cooperação técnica firmado entre a Codevasf e a Prefeitura de Petrolina, no valor de R$ 4,5 milhões, vai garantir a perfuração de 50 poços e a instalação de 159 equipamentos hídricos (como catavento, motobomba, caixas de água, bebedouro para animais). As comunidades de Cristália, Simpatia, Rajada, Pau Ferro, Uruás, Cruz de Salinas, Caititu, Baixa Alegre, Aranzel, Almas, Ponta da Serra, Atalho, Primazia, entre outras também serão beneficiadas.

Deixe um comentário