Petrolina: professores em readaptação participam de projeto de valorização do profissional da educação

(Foto: ASCOM)

Uma parceria entre a Secretaria de Educação de Petrolina (PE) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), através do Núcleo de Pesquisa de Infâncias e Educação, coordenado pelo professor Marcelo Ribeiro, está possibilitando professores em readaptação da Rede municipal participarem de atividades sobre o autocuidado.

Na última semana, os professores em readaptação – profissionais afastados da função para tratamento médico, mas desempenhando atividades em outros setores da escola – público alvo da ação, compareceram ao primeiro encontro do ano.

Nas atividades, desempenhadas por equipe multiprofissional de estagiários dos cursos de medicina, psicologia, enfermagem, educação física e ciências sociais, através da supervisão de professores, os profissionais conheceram o projeto, participaram de dinâmicas que envolveram movimento corporal, relaxamento e autoconhecimento.

De acordo com Cristina Paixão, gerente de Formação Pessoal da Secretaria de Educação de Petrolina (Sedu), o projeto tem o intuito de valorizar os profissionais promovendo o bem-estar pessoal.

O próximo passo, segundo Cristina, é sensibilizar os gestores das unidades escolares para esclarecer a importância do projeto e garantir a participação dos professores.

Os encontros com os professores em adaptação de Petrolina acontecerão uma vez por mês, na sala azul da Univasf, e irão abranger vários eixos de cuidado: com o corpo, com a psique, com as relações, com o bem-estar ambiental e com o sentido existencial. De acordo com o cronograma de atividades do Cuidando do Mestre, a data da próxima intervenção com profissionais será no dia 02 de abril.

Deixe um comentário