Petrolina recebe Mostra de Cinema “Nueva Mirada”

Exibições de filmes são gratuitas e acontecerão no Cineteatro CEU das Águas no Rio Corrente. (Foto: Divulgação)

De 21 a 23 de maio, o Sesc traz para Petrolina a 2ª Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada”, voltada para a infância e juventude. As exibições são gratuitas e ocorrerão no Cineteatro CEU das Águas, sempre às 17h, no bairro Rio Corrente. A Mostra Itinerante é resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e da associação civil sem fins lucrativos Nueva Mirada. Em Petrolina, a iniciativa tem o apoio da Prefeitura Municipal.

A programação conta com curtas e longas-metragens que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Na terça-feira (21), ocorre a abertura com a exibição de oito animações de diversos países. Entre elas, estão “Ormie, o porquinho”, dirigida por Rob Silvestri (Canadá); “Rodas, Band-Aids e Pirulitos”, de Maria Medel (Espanha); e “A Aula de Natação”, de Danny de Vent (Bélgica).

No dia seguinte, o público poderá conferir mais nove curtas, entre eles “O relógio de areia”, de Pierre Schwarz (França); “A campainha”, de Dustin Rees (Suíça); e “Sou Redondo”, de Mario Adamson (Suécia). Na quinta-feira (23), a programação será encerrada com o longa “O Galo de São Victor”, dirigido por Pierre Greco (Canadá). A animação conta a história do prefeito de São Victor, que se orgulha da ordem e do dinamismo econômico da cidade, atribuído ao seu mascote, um galo que desperta todos os aldeões às quatro horas da manhã com precisão.

Nueva Mirada

A Nueva Mirada é uma associação civil sem fins lucrativos, especializada em cultura, indústria cultural e comunicação, declarada de interesse cultural e educativo nacional pelo governo da Argentina. É membro da Aliança Global para a Diversidade Cultural e da Unesco e do Centro Internacional de Cinema para a Infância e a Juventude (Cifej). O objetivo da Nueva Mirada é contribuir para o desenvolvimento cultural e educativo de crianças, adolescentes e jovens, mediante a capacitação audiovisual em matéria de novas tecnologias de informação e comunicação, de formação de valores, promoção de direitos, conhecimento e compreensão da diversidade cultural.

Deixe uma resposta