Petrolina registra primeira prisão por maus tratos a animais

Animal foi encontrado repleto de carrapatos, amarrado e se alimentando de comida estragada (Foto: Reprodução/Instagram)

A fiscalização contra maus tratos de animais tem se intensificado, diante da adoção de medidas mais rígidas autorizadas pelo Governo Federal. Em Petrolina, equipes da Prefeitura tem feito valer a Lei 14.064 e nessa semana efetuou a primeira prisão por maus tratos.

O diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama detalhou a prisão, em entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina. “Antes de ontem nós tivemos uma denúncia e a gente observou que existia maus-tratos. A gente deu voz de prisão a mulher, ela foi levada à delegacia e foi liberada ontem depois da audiência de custódia, às 15h”, conta Gama.

Ambiente sem higiene

O animal citado na denúncia estava amarrado, repleto de carrapatos, magro e a comida disponibilizada pela tutora estava estragada, com larvas vivas. Ele foi recolhido para receber os cuidados necessários. “Não adianta querer criar para deixar trancado, jogado. Existe uma lei e a gente vai cumprir essa lei. O animal estava acorrentado, não tinha espaço para caminhar, sem falar da sujeira, fezes e os alimentos eram jogados na areia“, enfatizou o diretor-presidente.

De acordo com Marcelo Gama, a Prefeitura seguirá atuando de forma fiscalizadora, juntamente com as autoridades, como a Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Ministério Público de Pernambuco. As denúncias podem ser feitas através do 153 (Ouvidoria Municipal) e 190 (da PM). “A intenção é cada vez mais dar publicidade, porque dando publicidade vai conscientizar as pessoas e respeitar essa lei“, concluiu.

Deixe um comentário