Petrolina: Seres afirma que presos da PDEG com covid-19 estão sendo acompanhados

Preso foi identificado e será punido, afirma Seres (Foto: Reprodução/Internet)

A Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (Seres) enviou uma nota ao Blog Waldiney Passos em relação à denúncia mostrada no domingo (28) sobre a Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG). A pasta informa que o detento que gravou o vídeo encaminhado à nossa Redação foi identificado, teve o aparelho celular apreendido e será submetido ao Conselho Disciplinar.

LEIA TAMBÉM

Detento grava vídeo e denuncia falta de teste para covid-19 na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes

Em relação aos casos positivos do novo coronavírus na Penitenciária a Seres afirmou que 99 presos se contaminaram com a covid-19, dos quais 14 estão recuperados. Os demais cumprem isolamento na própria unidade prisional. “Não há nenhum caso grave que precisou de internação, assim como não há nenhum óbito. A PDEG reservou um pavilhão específico, ao lado das enfermarias, onde estão apenas os detentos positivados. No local, eles são monitorados diariamente pelos profissionais de saúde”, diz a nota.

Leia a seguir a íntegra da nota:

“Em relação à Penitenciária Doutor Edvaldo Gomes (PDEG), em Petrolina, a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) informa que foram confirmados 99 casos, sendo 14 já recuperados e os demais em isolamento na unidade. Não há nenhum caso grave que precisou de internação, assim como não há nenhum óbito. A PDEG reservou um pavilhão específico, ao lado das enfermarias, onde estão apenas os detentos positivados. No local, eles são monitorados diariamente pelos profissionais de saúde.  

SISTEMA PRISIONAL – A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou 472 casos confirmados para a Covid-19 de pessoas privadas de liberdade nas unidades prisionais de todo o Estado. Destes, 315 casos já são considerados recuperados clinicamente. Outros 53 estão em investigação. Até o momento, 6 óbitos foram confirmados para o novo coronavírus.

A Seres informa ainda que o celular usado no vídeo, foi apreendido, identificado o detento que filmou e, após sua recuperação, será submetido ao Conselho Disciplinar da unidade prisional. Entre as medidas de prevenção contra a Covid-19 tomadas pela PDEG, estão a distribuição e exigência do uso de máscaras em tecido a todos os detentos; reforço na higienização com hipoclorito em toda a unidade, em especial, no pavilhão onde ficam os casos positivados; suspensão das visitas presenciais e liberações judiciais para domiciliar por conta da Covid-19″.

Deixe um comentário