Petrolina: Vigilância Sanitária orienta sobre cuidados com a alimentação no período junino

Em 2017, além das orientações, os fiscais recolheram produtos sem registro.

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária, após diversas capacitações com os ambulantes que devem atuar no São João de Petrolina, elaborou orientações para garantir a segurança alimentar dos consumidores durantes as festividades juninas.

A vigilância alertou para os aspectos a serem observados nos estabelecimentos que estarão comercializando comidas e bebidas durante os festejos que começam na próxima sexta-feira (15).

De acordo com a fiscal sanitária, Islanne Soares, é importante que a população fique atenta para as condições higiênico-sanitárias na hora de escolher um local para se alimentar.

“As pessoas devem dar preferência a comidas leves e saudáveis. Verificar se o local escolhido é limpo, se o manuseio dos alimentos é feito com luvas e se está com o fardamento completo. Lembrar que é proibida a utilização de colheres de pau e coadores de pano. Com relação a bebidas, não aceitar gelo-escama durante o fornecimento. Caso perceba que esses itens estão sendo descumpridos, procurar outro local e denunciar aos fiscais presentes”, ressaltou.

Durante a festa, a Agência estará fiscalizando todas as noites. No primeiro dia, a equipe composta por oito fiscais irá garantir que a comercialização seja feita de acordo com as normas sanitárias.

A operação da Vigilância Sanitária tem o objetivo de proteger a população. “São medidas de prevenção, já que o consumo de produtos sem inspeção pode acarretar doenças transmitidas por alimentos (DTAs)”, frisou Islanne.

Em 2017, além das orientações, os fiscais recolheram produtos sem registro; com prazo de validade expirado, além de alimentos armazenados em caixa de papelão. Foram aplicadas 16 notificações.

Deixe um comentário