PF erradica 170 mil pés de maconha em operação no Sertão

maconhaa

A Polícia Federal em Pernambuco erradicou 170 mil pés de maconha em plantações no Sertão de Pernambuco. Batizada de Cânhamo I, a ação teve o objetivo de reduzir a produção e oferta da droga no Estado. A operação aconteceu entre os dias 1 e 8 deste mês nos municípios de Orocó, Cabrobó, Santa Maria da Bela Vista, Belém do São Francisco, Mirandiba, Ibimirim, Petrolândia, Afrânio, Dormentes, Carnaubeira da Penha, Floresta, Betânia, Manari e Ilhas do São Francisco.

 De acordo com a Polícia Federal, três pés de maconha podem ser transformados a cerca de um quilo da droga, em média. Dessa forma, os 170 mil pés erradicados produziriam 56 toneladas da droga. A operação destruíu ainda 31 plantios e 58 mil mudas destruídas, além de 400 quilos de maconha pronta.

Os policias trabalharam com incursões terrestres, aéreas e fluviais contando com o apoio de três aeronaves, além de quatro botes infláveis. Ao todo, participaram da ação 40 policiais federais, civis e militares do Corpo de Bombeiros.

“A constância das operações de erradicação tem surtido efeito positivo e o número de plantios/plantadores de maconha diminuiu significativamente”, destacou a PF em nota. Durante o ano, a polícia realiza entre três e quatro operações de erradicação de maconha, o que faz a oferta da droga diminuir significativamente em Pernambuco.

BALANÇO –  Em 2015, foram erradicados 806 mil pés erradicados e 268 toneladas de maconha deixaram de ser produzidas. Além disso, 361 mil mudas foram destruídas e 546 quilos de maconha prota para o consumo foram apreendidas.

Deixe uma resposta