Poeta baiano Osanah Setúval expõe relatos de uma vida através de sentimentos e emoções no livro ‘Poeta Por Inteiro’

Eis que chega, da cidade baiana de Juazeiro, ribeirinha do São Francisco, o poeta que faz de seus conflitos, suas angústias e suas emoções o ponto de partida para o surgimento da obra ‘Poeta Por Inteiro’. Pedagogo de formação, Osanah Rodrigues Setúval, escancara seus sentimentos mais profundos, expondo em seus poemas as variações emocionais de toda uma vida.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o livro ainda não teve lançamento presencial, mas está disponível no mercado através de sites de venda e pode ser adquirido acessando os endereços eletrônicos listados abaixo.

Editado pela Nobres Letras, ‘Poeta Por Inteiro’ é uma obra autobiográfica com narrativa que transita pelas experiências do autor com a dor, o sofrimento e a depressão, extraídas de sua jornada a caminho do amor, de maneira inteira e completa. Em 136 páginas, está explícito o desejo do autor em dar ao leitor a certeza do quanto o amor e a paixão o tornaram completo.

Tendo Mário Quintana e Fernando Pessoa como fontes de inspiração, o autor se define e classifica sua poesia. “Desde cedo, talvez inspirado pela boa infância que tive, já me vi poeta. O poeta não precisa escrever uma só linha para sentir-se. Ele sente ao olhar o caminhar das pessoas, o movimento da natureza, vivendo as primeiras paixões e, quando coloca no papel, é porque já viveu ou vive. Assim aconteceu comigo. A minha verve é forjada em experiências de vida. Muitos leitores se encontrão em ‘Poeta Por Inteiro’, pois nele mostro que enfrentei a dor e as dificuldades superando com o amor e a coragem de quem quis viver e ser inteiro em tudo”.  

Acorde

Dia afora, noite adentro, 

Não se permita a sofrer, 

Desate o nó da forca, 

O espelho quer te ver 

Repare nas cores, 

Ganhe o espaço, seja sideral, 

Grite longamente e um 

Ouvido amigo vai te ouvir. 

Depois disso, confesse em alegria 

E o amor em festa vem a ti. 

‘Poeta Por Inteiro’ revela os conflitos do autor em diferentes situações mostrando seu limite diante da fronteira da vida e a escolha pelo enfrentamento tendo a poesia como alimento espiritual na busca pela renovação, pela reconstrução do espírito e das emoções. Fortalecido pela ideia de pertencimento visível no uso constante do ‘ser’, ‘Poeta Por Inteiro’ é, para ele, o amadurecimento da sua existência: “Vale o esforço em segurar-se na proa, não temer as ondas, enfrentar as correntezas, tomar em vaga o controle da nau”.

Quem tiver interesse pode adquirir o livro nas lojas Amazon, Paco Editorial e Travessa

Deixe um comentário