Polícia Civil de Petrolina alerta sobre golpe praticado através de site de compras

(Foto: Divulgação/Polícia Civil)

A Polícia Civil de Pernambuco, por meio da 214ª Delegacia de Petrolina (PE), emitiu uma alerta sobre um golpe realizado através do site de compras OLX. De acordo com informações da Polícia, no golpe, um estelionatário visualiza um anúncio de determinado veículo, criando e divulgando outro anúncio com as mesmas características, porém com um preço inferior. Quando a vítima entra em contato com o estelionatário este entra em contato com o anunciante verdadeiro e passa a intermediar uma negociação, combinando, inclusive, o encontro entre o anunciante e o comprador para analisar o veículo.

No entanto, o estelionatário comunica a cada um que não falem de valores, Informando para o comprador que o veículo está com um valor inferior em decorrência de uma dívida (ou algum outro negócio) entre ele e o vendedor. Para o vendedor, informa que conseguiu um valor melhor (ou que possui algum outro negócio com o comprador).

Na maioria das vezes, eles pedem para, um ou outro, dizer que é seu parente. Por fim, o estelionatário passa uma conta para o comprador realizar um transferência, informando que em seguida o vendedor entregará o recibo e o veículo. Que para o comprador, o estelionatário afirma que irá transferir o valor quando receber do comprador. As vezes, o estelionatário apresenta um TED ou DOT falso, quando na verdade é um comprovante de depósito inexistente. Que, devido o contato pessoal com o vendedor e com o veículo, o comprador acaba caindo no golpe.

Ainda segundo a Polícia Civil, o golpe é praticado por criminosos de outros estados, geralmente das regiões sul e sudeste, e, apesar das identificações e medidas cabíveis adotadas pela polícia judiciária, é imprescindível que todos tenham conhecimento dessa prática para evitar cair no golpe. Informações sobre o criminosos pode ser passadas para  a Polícia, através do Disk Denúncia: (87) 98803-4513.

Medidas cautelares que podem ser tomadas na hora de negociar um veículo:

1 – Procure identificar se existe anúncios com as mesmas características do veículo interessado na mesma região.

2 – Verifique se, em anúncios parecidos, há fotos idênticas em ambos. Se encontrar, verifique se trata do mesmo anunciante.

3 – Fique atento a fotos de veículos em paisagens diferentes ou desconhecidas da região anunciada.

4 – Por fim, se houver algum intermediário, não faça qualquer pagamento à este, apenas ao proprietário do veículo e em contas de agências da sua região.

Caso identifique possível golpe, procure a polícia com os dados passados pelo estelionatário (telefone, conta, etc).

Deixe uma resposta