Portadores de fibromialgia de Petrolina terão direito a vagas prioritárias de estacionamento

Vale tem Associação de portadores de fibromialgia, que celebram aprovação de projetos na Câmara de Petrolina (Foto: Ascom)

Os portadores de fibromialgia em Petrolina ganharam duas leis municipais que vão beneficiá-los. O prefeito Miguel Coelho sancionou na sexta-feira (7) duas propostas aprovadas na Câmara de Vereadores no mês passado. A primeira delas é a Lei n°3.186/2019, a qual institui o atendimento preferencial em vagas de estacionamento e assentos em transportes públicos.

Proposta por José Batista da Gama (PSB), a lei prevê que eles também tenham atendimento preferencial na fila de estabelecimentos como bancos, assim como gestantes, idosos e deficientes. No tocante às vagas de estacionamento, os portadores da doença poderão estacionar nas vagas destinadas a idosos e deficientes.

Caberá à secretaria Municipal de Saúde emitir uma carteira aos portadores de fibromialgia, a ser utilizada por eles na sinalização do veículo estacionado em vaga preferencial. A lei já está valendo a partir da data de sua publicação, no caso, ontem.

Dia Municipal

Já a Lei n° 3.187/2019 institui o Dia Municipal da Fibromialgia em Petrolina, a ser celebrado em 12 de maio. Caberá ao Poder Executivo realizar campanhas de conscientização da doença, bem como fornecer instrumentos para que esses portadores tenham melhor qualidade de vida.

O que é a fibromialgia?

É uma síndrome na qual a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade nas articulações, músculos, tendões e em outros tecidos moles. Junto com a dor, a fibromialgia também causa fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade.

A doença atinge mais as mulheres – de cada 10 pacientes sete a nove são do público feminino. Ela afeta tanto idosos, quanto pessoas jovens.

2 Comentários

  • Creuza Aurino Xavier Souza

    8 de junho de 2019 at 14:16

    Boa tarde gostei muito do convite de vocês Amei suas notícias são muito boas nos deixa confortável pra vê e lê e multiplica coisas boas um abraço 🙏😘

    Responder

Deixe uma resposta