Postos de Saúde de Juazeiro devem promover debates sobre gravidez na adolescência

Até a próxima segunda-feira (8) é vivenciada em todo o país a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. É o momento onde os setores da Saúde e do Social aprofundam o debate sobre o tema. Em Juazeiro, a Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a oportunidade para estimular nas Unidades Básicas de Saúde do município a discussão sobre o assunto dentro do programa de planejamento familiar.

Atualmente, 111 adolescentes grávidas estão em acompanhamento na rede pública de saúde do município. São 5, com idade entre 10 e 14 anos, e 106 entre 15 e 19 anos. Estima-se que no Brasil 400 mil meninas, nesta faixa etária, fiquem grávidas todos os anos.

Instituída pela Lei nº 13.798/2.019, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem o objetivo de levar informações a população sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Para a diretora de Atenção Primária de Juazeiro, Marcela Oliveira da Silva Moura, o mais importante é a prevenção através da educação, de forma compreensiva e integrada, para que adolescentes e jovens adotem um comportamento sexual responsável. “A gente faz o acolhimento dessas adolescentes  dentro do programa de planejamento familiar e apresenta os métodos contraceptivos que são oferecidos gratuitamente em toda a rede”, destacou Marcela.

Deixe um comentário