Praças da Ciência já podem receber visitas agendadas em Juazeiro

?

Inicialmente, a SEDUC irá disponibilizar a utilização das praças três dias na semana, sendo um dia aberta para a comunidade e os outros dois para as escolas públicas e particulares./ Foto: Ascom

Duas Praças da Ciência já podem receber a população de Juazeiro, no Norte da Bahia.  Um grupo de alunos, professores e da coordenadora da Escola Municipal Crenildes Luiz Brandão, já foram descobrir e se divertir em uma delas.

Os estudantes do 4º e 5º ano ficaram encantados com os brinquedos projetados para aprendizagem dos princípios básicos da física, matemática e outras ciências. “É muito interessante tudo aqui, principalmente a bicicleta geradora. Você pedala e gera energia para ligar o rádio e acender a lâmpada da bicicleta”, explicou a aluna, Jaclene de Souza.

Já a estudante Jamile Maçal ficou surpresa com o brinquedo da concha. “Você fala neste buraquinho, o som se espalha na concha e a minha colega lá do outro lado me ouve perfeitamente, a gente consegue conversar com toda essa distância. Não imaginava que isso fosse possível”, indagou a estudante.

Os estudantes têm acesso a mais seis equipamentos, além da concha e bicicleta geradora, que são: a harpa, alavanca, gangorra de comprimentos diferentes, cadeira giratória, balanços de comprimentos diferentes e basquete giratório

“Aqui é um rico espaço para a educação e também de convivência, onde os nossos alunos vão vivenciar uma experiência lúdica e inusitada, tomando cada vez mais gosto pelo mundo da ciência. E nós professores aprendemos também um pouco mais brincando junto com eles. Foi uma aula diferente e especial”, afirmou a professora Tânia Murici.

A coordenadora da escola, Mariana Fonseca, parabenizou o prefeito Isaac por conseguir mais dois importantes equipamentos, que contribuirão para a Educação do município. “Acredito que as duas praças vão permitir que os alunos coloquem em prática as lições aprendidas nas aulas de ciência”.

A gerente da Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC, Geórgia Borges explicou que a Praça não tem a função de parque de diversão, e sim de um espaço para a Educação, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico e suas aplicações, para que a aprendizagem dos alunos das Redes Pública e Particular torne-se mais agradável e interessante.

“São equipamentos tecnológicos que precisam da orientação de um instrutor para serem utilizados, por isso que estamos trabalhando com agendamento das escolas e da comunidade. Tanto a Praça da Flaviano como a do bairro Dom José Rodrigues só irão funcionar com agendamento prévio, pedimos a compreensão da população”, evidenciou a gerente.

Inicialmente, a SEDUC irá disponibilizar a utilização das praças três dias na semana, sendo um dia aberta para a comunidade e os outros dois para as escolas públicas e particulares, com agendamento pelo telefone (74) 3612-3350.

A Praça da Ciência faz parte do projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SECTI), em parceria com a Prefeitura de Juazeiro e o Banco do Brasil.

Com informações de Ascom

Deixe uma resposta