Prefeito Paulo Bomfim visita acampamento Abril Vermelho, em Juazeiro

(Foto: Ascom)

O prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) esteve ontem (4) no Acampamento Abril Vermelho, do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, na região do Salitre, zona rural de Juazeiro (BA). Na oportunidade, o gestor pôde visualizar de perto a produção agrícola da comunidade, com diversas culturas como legumes, verduras e frutas, além da criação de caprinos e ovinos. Acompanharam o prefeito o secretário da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) Tiano Félix, e o Chefe de Gabinete Arlindo Aragão.

O Acampamento Abril Vermelho, criado há 10 anos, abriga mais de 200 famílias. A produção é realizada de forma coletiva e vendida no Mercado do Produtor de Juazeiro. Desde quando era Secretário de Governo na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, Bomfim mantém o diálogo com a comunidade. “Sempre buscamos estabelecer relações com esta comunidade de luta. Nós soubemos da seriedade do movimento e da importância na economia, pois muito do alimento da mesa do brasileiro vem da agricultura familiar, principalmente a desenvolvida pelo MST. Precisamos ficar mais parceiros e mostrar à sociedade o valor do movimento”, declarou Paulo Bomfim.

Na comunidade há uma extensão da Escola Municipal Paulo Freire, sediada no Assentamento São Francisco, próximo ao município de Sobradinho (BA). Para a direção estadual do movimento, a ida de Paulo Bomfim consolida a aproximação com o Poder Público Municipal. “É de extrema importância a vinda do prefeito, mesmo porque nós sempre conversamos nesta longa caminhada, desde quando ele estava como secretário. O prefeito compreende a questão da reforma agrária, do homem e da mulher do campo. É importante trazê-lo para conhecer de fato o que fazemos aqui. Desde 2012 lutamos contra uma ação judicial de reintegração de posse e, mesmo assim, produzimos e resistimos, mostrando a importância da reforma agrária, da produção”, esclarece Jovanildo Jesus Teixeira, membro da direção estadual do MST.

O titular da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Tiano Felix, ressaltou a importância econômica da produção agrícola da comunidade. “Um momento importante para o acampamento Abril Vermelho, ter o prefeito conhecendo a propriedade e o que eles produzem. Aqui, ano após ano, se luta pelo direito à terra com dignidade. Parabéns ao nosso prefeito  pela disponibilidade e parceria na construção de uma Juazeiro mais igualitária e justa”, declarou o secretário.

Deixe uma resposta