Prefeitura de Casa Nova aposta no fortalecimento do associativismo para superar obstáculos

Reunião em Vereda da Ema, interior de Casa Nova, com a presença de muitos moradores/Foto: Manoel Leão

Eleito em outubro de 2016 o prefeito Wilker Torres definiu grandes eixos da administração, tornando prioridade saúde, educação e atenção ao interior. Em um município como Casa Nova, com 9 mil e 600 quilômetros quadrados, com localidades distantes mais de 200 quilômetros da sede e completa desorganização patrocinada pela gestão anterior, estas prioridades tornaram-se obstáculos quase intransponíveis. “Precisamos fazer destes quatro anos quarenta ou não recuperamos o tempo perdido”, afirma Wilker.

Uma das atividades incentivadas e patrocinadas pela administração municipal é o fortalecimento do associativismo, capaz de multiplicar os escassos recursos, unir comunidades em torno de objetivos comuns e atender as demandas mais prementes.

De acordo com o Secretário de Governo, Carlos Alves Costa (Carlos do Tigre), que conhece de perto a realidade das comunidades do interior de Casa Nova e é responsável pelo programa “A Força do Associativismo”, o objetivo é alcançar todas as localidades do interior de Casa Nova, criando associações aonde ainda não existem, fortalecendo as existentes, trocando experiencias entre comunidades e decidir de comum acordo com as representações comunitárias o que deve ser feito em cada localidade.

Carlos do Tigre exemplifica com as reuniões de avaliação realizadas nas comunidades de Vereda da Ema, Tigre e Vermelhos, que reúne cerca de mil habitantes, próximas ao Poço da Pedra e a 20 quilômetros da sede. “A administração, a partir de reuniões anteriores, decidiu pelo patrolamento das estradas, desde a principal e as vicinais e recuperamos mais de 70 quilômetros. Outra demanda era a recuperação do campo de futebol e a regularização da distribuição de água, através dos carros pipa contratados pelo Exército que abastece a região. Foram ações pontuais, atendendo pedidos das comunidades”.

Para o prefeito registra Wilker Torres , ainda há muito o que fazer, principalmente nestas pequenas comunidades do interior de Casa Nova. “Mas, a nossa disposição é fortalecer esse processo de ouvir e atender às demandas, sem favorecimento”.

Os moradores estão sendo cadastrados e feito levantamento para a perfuração e poços artesianos e viabilizando apoio aos projetos apresentados pela Associação de Vereda da Ema, que serão executados em parceria com o Programa “Força do Associativismo”.

Na reunião em Vereda da Ema, com a presença de mais de cem moradores, estiveram presentes Carlos do Tigre, Rivelino Silva Santos, responsável pela Defesa Civil – CONDEC, Maria José da Secretaria de Ação Social, o Presidente e o Vice da Associação, Josenor e Honorato.

“O trabalho integrado entre os vários órgãos da prefeitura vai produzir resultados muito mais rapidamente” – avalia o prefeito Wilker – “De nossa parte é reconhecer que há muito por fazer, mas temos absoluta certeza, que estamos no caminho certo”.

Com informações da ASCOM PMCN.

Deixe um comentário