Prefeitura de Juazeiro orienta população sobre descarte de lixo e entulhos

(Foto: Yanna Magge)

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) está orientando a população de Juazeiro (BA) a descartar o lixo comum e entulhos oriundos ou não de construções, tendo como base o Código de Polícia Administrativo, através da Lei Complementar 018/2016. A fiscalização tem registrado descarte irregular de lixo, o que fez com que a SEMAURB resolvesse orientar as pessoas.

De acordo com o Código, fica a cargo de cada morador fazer a separação do lixo comum nas residências e colocar o mesmo para ser recolhido pela coleta que acontece, diariamente, na cidade. Além disso, é preciso que estejam atentas ao horário que o carro da coleta passa em sua rua. A recomendação é que só coloquem o lixo no máximo duas horas antes da coleta, em local alto, para evitar que animais tenham acesso.

Para quem desejar ter ponto de coleta seletiva, existem em Juazeiro algumas cooperativas que trabalham recolhendo materiais recicláveis, a exemplo da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (COOPERFITZ). A Cooperativa realiza a coleta do lixo em casa, caso a pessoa deseje, basta ligar para o telefone (74) 9 8843 5621, que também é o contato de WhatsApp.

Para a Coordenadora dos catadores, Yanna Magge Caldas, o trabalho de separar o lixo comum dos demais materiais recicláveis ajuda o meio ambiente e também os catadores. “Temos 14 famílias que trabalham na cooperativa e o nosso pedido é para que as pessoas tenham bons olhos para o trabalho destes cidadãos. Eles recolhem plásticos, papel, alumínio, materiais que demorariam anos para se decompor na natureza. É um trabalho que sustenta famílias e ajuda na preservação do meio ambiente”, descreveu.

Para o Secretário da SEMAURB, Jadson Barros, toda a informação repassada é para assegurar uma cidade mais limpa e harmoniosa. “Esse é o primeiro passo para a educação ambiental. A Prefeitura de Juazeiro aderiu à coleta seletiva, assim como diversas outras repartições públicas e privadas. Hoje temos um aterro sanitário que recebe o que não pode ser reutilizado, e cooperativas que recolhem o que pode ser reciclado”, ressaltou.

Entulhos de obras

Com relação aos entulhos oriundos de obras, a secretaria orienta a quem desejar construir ou reformar que contrate um conteiner de entulho, reservando um espaço para o a acumulado do material descartado. É proibido utilizar o espalho público para descarte ou acúmulo de resíduos, seja lixo ou entulho, e quem for flagrado estará passível de multa, podendo ser autuado de 0,5 a 10 VRF (Valor de Referência Fiscal) – de R$ 64,52 a R$ 1.290,50.

Deixe um comentário