Prefeitura de Juazeiro realiza 1.073 podas de árvores no primeiro semestre

(Foto: ASCOM)

A prefeitura de Juazeiro, através da gerência de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), realizou no primeiro semestre deste ano 1.073 podas de árvores. A ação que é diária, evita que motoristas e pedestres tenham a visibilidade prejudicada em vias de trânsito, além de melhorar a iluminação e facilitar a boa formação, o crescimento, a floração e frutificação das plantas.

De acordo com o secretário da SESP, Celso Leal, “os serviços de poda acontecem através de um planejamento que observa a necessidades dos bairros e também pontos específicos, como praças, avenidas e ruas de grande fluxo da cidade, além do atendimento de demandas da população que apresenta suas necessidades através do canal de comunicação da secretaria”, enfatizou Celso Leal.

O corte, a poda ou até a extração de uma árvore em logradouros públicos são serviços que requerem cuidado técnico e não devem ser efetuados por qualquer pessoa. Quando é necessário fazer uma intervenção a exemplo da retirada de uma árvore ou uma poda mais drástica, a SESP conta com a orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB).

O cidadão que deseja realizar a retirada de uma árvore de espaço público precisa obter autorização da SEMAURB, que inicialmente irá avaliar o tipo de serviço que poderá ser efetuado. Vale destacar que, de acordo com o Artigo 49 da Lei Federal nº 9.605/98, é crime ambiental destruir, danificar, lesar ou maltratar, por qualquer modo ou meio, plantas de ornamentação de logradouros públicos ou em propriedade alheia.

Os serviços de poda aconteceram em diversos locais, a exemplo do Parque Lagoa de Calu, bairro Alto da Maravilha; Praça Simões Filho, Centro; Avenida Luiz Inácio Lula da Silva, Novo Encontro; Praça Maria Gorete, bairro Coreia; bairro Alto da Maravilha; Praça Santiago Maior, Centro; Rua do Aveloz, bairro São Geraldo; Rua Visconde do Rio Branco, Centro; bairro São Geraldo; Rua do Paraíso, bairro Santo Antônio; Praça da Catedral, Centro; Avenida Flaviano Guimarães,Centro; entre outros.

Deixe uma resposta