Prefeitura de Petrolina continua com programação do Novembro Azul para pessoas em situação de rua

O atendimento do ‘Consultório na Rua’ é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. (Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina (PE), através da Secretaria de Saúde, continua com a programação do “Novembro Azul “para as pessoas em situação de rua. Nesta terça-feira (20), foram atendidas aproximadamente 50 pessoas pelos profissionais do ‘Consultório na Rua’ e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

As equipes percorreram diversos pontos conhecidos pela aglomeração desse público, entre eles, a Rua Padre Fraga, Avenida das Nações e Orla I. Durante a ação, que aconteceu no período noturno, foram realizados cerca de 30 testes rápidos para HIV e sífilis.

O programa Consultório na Rua, que atende um público de cerca de 300 pessoas por mês no município, tem o objetivo de levar serviços de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a coordenadora e psicóloga, Marla Gomes, o programa tem o objetivo de garantir que essa população seja assistida por uma equipe de saúde.

“Atendemos um público diverso, entre eles, moradores de rua, profissionais do sexo e flanelinhas. Nós temos casos de que um simples curativo ou uma medicação são coisas extremamente distantes e o nosso serviço vem para possibilitar toda a assistência”, destacou.

As ações são feitas de forma itinerante, percorrendo todos os bairros da cidade. A equipe é composta por uma psicóloga; assistente social; enfermeiro; técnico de enfermagem e agentes sociais. O trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Deixe uma resposta