Prefeitura de Petrolina inicia recuperação da margem do Rio São Francisco

A área em recuperação compreende toda região da Orla II.

A prefeitura de Petrolina deu início à recuperação da margem do Rio São Francisco, através do programa “Orla Nossa”. Ao todo serão recuperados 12 hectares de mata ciliar, com 6.365 plantas nativas da caatinga.

Na primeira fase do programa, será feita a limpeza e o controle das algarobas, plantas que não pertencem ao bioma local. Além disso, o terreno será preparado para instalação do sistema de irrigação.

Posteriormente, serão plantadas espécies arbóreas e arbustivas, como ingazeira, marizeiro, jatobá, juazeiro, tamboril, caraibeira, mulungu, umburana de cheiro, entre outras espécies.

O Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) teve as atividades retomadas após alterações técnicas no projeto de execução solicitadas pelo Ministério Público Federal (MPF).

A área em recuperação compreende toda região da Orla II que vai desde o Círculo Militar até o último restaurante da via. O trecho é completamente cercado para delimitar e proteger o local.

“Foi necessária uma mudança no projeto para que fosse adequada a metodologia, a quantidade de mudas e espécies visando um maior equilíbrio ecológico e a melhor maneira de recuperar a mata ciliar, após anos de múltiplas agressões do homem. Agora, vamos plantar 865 árvores a mais”, explica o diretor de projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente, Victor Flores.

Orla Nossa

O “Orla Nossa” é um programa da Prefeitura de Petrolina, com execução da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Deixe um comentário