Prefeitura de Petrolina intensifica combate às hepatites virais através de testes rápidos

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente. (Foto: Ilustração)

Para comemorar o “Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais”, celebrado no dia 28 de julho, a Prefeitura de Petrolina promove uma ação na próxima sexta-feira (27) com foco em orientações preventivas, aplicação de vacinas e a realização gratuita de testes rápidos para diagnóstico de hepatites B e C.

Os testes, que serão realizados no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Petrolina, acontecerão das 7h às 14h, e serão feitos de forma rápida, gratuita e com total sigilo e discrição.  O resultado sai em cerca de 30 minutos. Além da testagem, a ação irá oferecer também vacinação contra Hepatite B.

Em Petrolina, em 2017 foram registrados 23 casos de Hepatite B e 30 casos de Hepatite C. Até junho de 2018, já são oito casos do tipo B e 16 casos do tipo C. Quando há a confirmação da doença, o paciente inicia o tratamento com antivirais de forma gratuita no Serviço de Assistência Especializada (SAE), num local anexo ao CTA.

“A gente convida a população para vir participar desta ação, que se constitui como uma forma importante de cuidado contra as hepatites, que são doenças silenciosas. Importante saber que as hepatites B e C podem ser transmitidas através de sexo desprotegido, compartilhamento de seringas ou outros objetos perfuro-cortantes. Então, se qualquer pessoa tiver passado por alguma dessas situações, venha  fazer o teste, quanto mais cedo é descoberto, maior a chance de não se tornar uma doença crônica”, explica Miguel Santos, Coordenador do CTA.

O CTA/ SAE está situado à Rua Joaquim Nabuco, S/N, em frente ao Hospital Dom Malan/IMIP. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Hepatites

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus (A,B, C, D,E) , uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas, o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos.

Geralmente, quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio mais avançado. E os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura (cor de café), icterícia (olhos e pele amarelados), fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro).

Deixe um comentário