Prefeitura de Petrolina notifica comerciante que obstruiu calçada por causa da Black Friday

Calçada obstruída para formação de fila. (Foto: Ascom/PMP)

Marcada para esta sexta-feira (27), A Black Friday está trazendo otimismo aos comerciantes de Petrolina que, por toda cidade, já se preparam para receber os consumidores. Para organizar as filas obedecendo as medidas de prevenção à Covid-19, uma loja que fica na Avenida Guararapes, Centro, ocupou toda a calçada com grades.

O estabelecimento foi notificado nesta quinta-feira (26) pela equipe de fiscalização de posturas da prefeitura, que chama a atenção para a proibição da obstrução do passeio público.

De acordo com o Código de Posturas do município, é proibido impedir, por qualquer meio, o livre trânsito de pedestres. “Quando uma calçada é obstruída, as pessoas precisam andar pelas ruas e disputar espaço com veículos, o que aumenta a possibilidade de ocorrer acidentes e coloca em risco a vida das pessoas”, argumenta Giovanni Costa, secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação  (Sedurbh).

A recomendação é que as filas sejam formadas ocupando apenas uma parte das calçadas, deixando livre o espaço para o trânsito de pedestres. Também é necessário obedecer o distanciamento de 1,5m recomendado pelo Ministério da Saúde para prevenção do novo coronavírus.

A prefeitura alerta que a fiscalização será intensificada durante o dia de promoções.

Deixe um comentário