Prefeitura de Petrolina oferta mais de mil mamografias

Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Seguindo a campanha do ‘Outubro Rosa’, em prevenção ao câncer de mama, a prefeitura de Petrolina deu início nessa segunda-feira (07) a um mutirão de exames com a oferta de mais de mil mamografias para as mulheres do município.

Além disso, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção do segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e que atinge potencialmente as mulheres, o município também contará com ações nas unidades de saúde durante todo o mês.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens. Quanto mais cedo, porém, o diagnóstico, mais chances de cura.

“É um exame importantíssimo de prevenção porque caso seja detectado, o câncer de mama quando descoberto na fase inicial, há 95% de probabilidade de recuperação total”, disse a secretária executiva de gestão em Saúde, Cássia Guimarães.

Câncer de mama

De acordo com o INCA, O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alterando o desenvolvimento, alguns têm desenvolvimento rápido, outros são mais lentos.

Deixe uma resposta