Prefeitura de Petrolina orienta profissionais de saúde e população sobre o coronavírus

(Foto: Ascom/PMP)

Os profissionais de saúde da rede municipal de Petrolina receberam orientação da prefeitura, através de uma nota técnica, sobre o novo coronavírus, que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China. O informativo contendo informações sobre protocolos de atendimento segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) e orienta os profissionais sobre como notificar casos suspeitos, coleta de amostras, critérios clínicos e epidemiológicos, além de atendimento de casos suspeitos e medidas de prevenção e controle.

Os sintomas clínicos do novo coronavírus são, principalmente, respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia e a transmissão ocorre de pessoa a pessoa pelo ar, através de secreções aéreas da pessoa infectada ou contato com secreções contaminadas. Ainda não há caso confirmado no Brasil.

Um dos critérios para a notificação de eventuais casos, são em situações de pessoas com sintomas suspeitos e que tenham histórico de viagem para áreas de transmissão (cidade de Wuhan, na China) nos últimos 14 dias.

“Nosso município possui um importante fluxo rodoviário e aéreo e de grande circulação de pessoas vindas de outros estados e países, devido sua característica econômica baseada na fruticultura irrigada. Estamos sendo precavidos e atualizando nossos profissionais. A Secretaria de Saúde reforça que não é necessário pânico, pois não existe nenhum caso confirmado da doença no Brasil”, ressalta a secretária da pasta, Magnilde Albuquerque.

Prevenção

A Vigilância em Saúde recomenda: cobrir a boca e nariz com a dobra do antebraço ao tossir ou espirrar; evitar contato próximo com pessoas com infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos; usar lenço descartável para higiene nasal; evitar tocar nas mucosas dos olhos; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos ou copos; manter os ambientes bem ventilados.

Deixe um comentário