Prefeitura de Petrolina prepara novos Assistentes Educacionais com Formação na área de educação especial  

Com o objetivo de qualificar os novos assistentes educacionais aprovados e convocados no processo seletivo da Prefeitura de Petrolina,  a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes promove até este sábado (7), um curso de formação que visa preparar e capacitar os profissionais para o retorno gradual das aulas presenciais na Rede Municipal. Esses profissionais irão acompanhar os estudantes da educação especial/inclusiva no ambiente escolar.

A qualificação que está sendo realizada no Núcleo de Apoio Psicopedagógico a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPPNE), é direcionada a temas relacionados ao autismo e outras deficiências, e é ministrada pela psicopedagoga e especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) referência do tema na região, Janille Carvalho. Durante o curso, os profissionais estão recebendo informações sobre educação inclusiva, conceito de autismo e suas comorbidades, etiologia, além da importância da parceria com a família do estudante.

De acordo com a diretora do NAPPNE, Emiliana Freire, os assistentes educacionais que estão participando da formação, atuarão com alunos da Educação Especial, por isso, a formação é de grande importância, no sentindo de desmitificar rótulos, abordar conceitos e práticas, tendo como base o respeito a cada um, analisando suas possibilidades e dando suporte para superar limites.

O principal objetivo da Secretaria de Educação/NAPPNE é de proporcionar conhecimento para que o profissional sinta-se preparado para trabalhar com a criança especial. Sabemos que no trabalho diário as demandas continuam surgindo, por esse motivo o trabalho deve ser permanente para garantir suporte adequado e estrutura para realizar um trabalho diferenciado e personalizado possibilitando assim, a evolução do estudante“, destaca Emíliana.

Na Educação Especial/Inclusiva, a Rede Municipal de Ensino de Petrolina conta com mais de 1400 alunos com deficiência, entre as quais, Transtorno do Espectro Autista, deficiência auditiva e visual, síndrome de Down, paralisia cerebral, múltiplas deficiências, entre outras. Em atenção a essa modalidade de ensino, a Secretaria de Educação vem desenvolvendo ações estratégicas, como formação continuada, concurso público voltado para professores intérpretes e instrutores de LIBRAS e Braille, além da estruturação do Centro de Referência da Educação Especial/Inclusiva, o que efetivamente resulta na inclusão com qualidade, objetivo permanente da gestão municipal.

Deixe um comentário