Prefeitura orienta sobre poda e eliminação de árvores em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Podar ou arrancar uma árvore plantada na frente de uma casa parece ser uma tarefa fácil, mas não é tão simples assim. Quem tomar a iniciativa sem procurar a prefeitura pode ser multado ou responder na justiça por crime ambiental.

Em Petrolina, esse processo está regulamentado através da Lei 1.838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores de logradouros públicos. A Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) é responsável por todo o processo e conta com os trabalhos da Comissão de Avaliação Técnica Ambiental (CATA), que avalia todos os pedidos de poda e retirada.

De acordo com a Lei Municipal, uma árvore só pode ser eliminada nas seguintes condições:

  1. se estiver ameaçando cair;
  2. se impedir a realização de obras de interesse público;
  3. caso ofereça risco de acidente com a rede de energia elétrica;
  4. comprometer a estrutura de imóveis adjacentes;
  5. comprometer o funcionamento das tubulações das redes de água potável e de esgoto;
  6. se estiver com infestação de doenças, tecnicamente comprovadas, e tiver impossibilidade de controle e cura;
  7. e se a localização estiver em desacordo com o Código de Postura, Lei de uso de Solo Urbano e Plano Diretor de Arborização de Petrolina.

O interessado em solicitar a poda ou retirada da árvore, pode enviar as cópias da identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto da árvore que deve ser exterminada ou aparada e o motivo do dano causado para o email: [email protected] Ou caso prefira, o cidadão por ir até rua Antônio Padilha, 55, Centro, e preencher um requerimento disponível na recepção.

Deixe um comentário