Prêmio de patrimônio cultural de Pernambuco anuncia vencedores

(Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem)

Avaliados por uma Comissão de Análise de Mérito, foram 116 projetos inscritos (Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem)

A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundarpe anunciaram os três vencedores da primeira edição do Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A iniciativa é um reconhecimento e também um incentivo à participação social na preservação dos nossos bens e expressões culturais, sejam eles materiais ou imateriais.

Avaliados por uma Comissão de Análise de Mérito, foram 116 projetos inscritos. Todos passaram por uma seleção que contou com a participação de representantes da Unicap, UFPE, UPE, Iphan e do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco. Dentre os critérios utilizados, buscou-se valorizar iniciativas criadas pela sociedade civil que estimulam, preservam e ajudam a difundir os patrimônios culturais de Pernambuco, por meio de diferentes técnicas, instrumentos e metodologia.

Cada um dos vencedores receberá um incentivo no valor de R$ 20 mil. De acordo com o Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, “a segunda edição do Prêmio está confirmada pelo Governo do Estado e, certamente, ajudará a fortalecer as políticas públicas de valorização e preservação da nossa cultura, que hoje contam, inclusive, com um importante aliado, que é um Conselho paritário e democraticamente eleito”.

A cerimônia da premiação ocorrerá durante a 9ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, em meio às celebrações do Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto). Além dos três vencedores, a Comissão de Análise decidiu conceder menção honrosa a mais três projetos, também listados abaixo.

Deixe um comentário