Presidente da ASP pede mais políticas públicas aos surdos de Petrolina

Associação de Surdos de Petrolina cobra mais políticas públicas na cidade (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Dia Nacional dos Surdos foi celebrado ontem (26) e um grupo esteve na Câmara de Petrolina na sessão de quinta-feira, para cobrar apoio do Legislativo. A Associação dos Surdos de Petrolina (ASP) quer mais políticas públicas ao grupo e solicita o cumprimento das leis já existentes.

Presidente da ASP, Maria Elena Soares conversou com a imprensa com apoio da intérprete Maria Soares e avaliou a situação de Petrolina. “Hoje é o dia que nós comemoramos e temos nesse dia uma gratidão pelas pessoas que lutaram pelos surdos. Hoje é um dia feliz, mas é lógico que temos muitos problemas. Temos uma lei apresentada na Câmara em 2015 para incluir a disciplina de LIBRAS na grade curricular de ensino inicial, não tem e falta essa acessibilidade”, afirmou.

Obstáculos

De acordo com Elena, os surdos enfrentam muitas dificuldades na convivência com os cidadãos, já que muitos não entendem a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), resultado de poucas políticas públicas municipais e nacionais. “A gente ainda sente muita dificuldade. Acessibilidade nos hospitais a gente não tem, o município só tem uma Central de LIBRAS e é importante que a gente tenha esse apoio. Algumas pessoas nem conhecem os surdos, há uma barreira e um sofrimento muito grande“, destacou.

Outro lado

O Blog procurou a Prefeitura de Petrolina para saber quais as ações do município no quesito acessibilidade aos surdos. Estamos aguardando uma resposta da secretaria competente. Em nota, a secretaria Executiva de Acessibilidade informou que “realiza periodicamente cursos de Libras para surdos, além de disponibilizar às pessoas com deficiência a gratuidade no transporte público”.

As ações também englobam a Secretaria de Saúde, “entregou mais de 900 aparelhos auditivos através do Centro Auditivo do município. Enquanto que a Secretaria de Educação entregou uma sala bilíngue. Pela primeira vez no município, uma sala de educação bilíngue foi implantada. Esse tipo de ensino possibilita aos estudantes a instrução de, no mínimo, duas línguas no ambiente escolar. A Sala Bilíngue está funcionando na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC”, continua a nota.

Também entramos em contato com o Governo do Estado, em relação à demanda da Central de Libras. Estamos aguardando um posicionamento.

Deixe um comentário