Primeiro cinema solar do Brasil faz sessão no Recife

O projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável, chega ao Recife nesta quinta-feira (26), com exibição de curtas-metragens brasileiros, a partir das 18h, e do longa “Cine Holliúdy”, dirigido por Halder Gomes, a partir das 19h. A ação será realizada no Parque Urbano da Macaxeira, Zona Norte do Recife – em caso de chuva, será no União Esporte Clube de Macaxeira.

Além de promover a sustentabilidade, a iniciativa também busca levar a sétima arte para comunidades afastadas e com acesso mais restrito à cultura. Os curtas-metragens exibidos são: “Açaí”, de André Cantuária, “Vento Viajante”, de alunos da rede pública municipal de ensino fundamental de Icapuí (CE), “Plantae”, de Guilherme Gehr, “O Gigante”, de Júlio Vanzeler & Luis da Matta Almeida, e “Procura-se”, de Iberê Carvalho.

Devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, as exibições seguirão todos os protocolos de segurança. Será disponibilizado álcool em gel para higienização das mãos, haverá controle de acesso e distanciamento entre as cadeiras; além disso, o uso de máscara será obrigatório durante todo período de exibição.

Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, já foram ministradas mais de 300 ‘oficinemas’, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

“As sessões de cinema são atividades artísticas com uma linguagem que dialogam de forma lúdica com os moradores das comunidades, famílias e crianças, os colocando em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, destaca Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

O Cinesolar – Circuito Recife foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco Votorantim e realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Fonte: JC Online

Deixe um comentário