- Blog do Waldiney Passos - https://www.waldineypassos.com.br -

Primeiro dia de Conferência Territorial LGBT é marcada por forte presença do público

IMG-20160114-WA0027[1]

A bandeira com as cores do arco-íris estava sobre a mesa, dividindo espaço com uma pequena bandeira de cor rosa e azul. Os símbolos representam o público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) e fizeram parte do cenário da Conferência Territorial LGBT, que aconteceu nesta quinta-feira, 14, no Centro de Cultura João Gilberto.

Numa realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social/Sedis, o evento contou com a participação da secretária Lindsai Amaral, do coordenador de Política LGBT do Estado da Bahia, Vinícius Alves, do diretor do IFBA, Emmanuel Victor, do supervisor de Diversidade da SEDIS, Anderson Motta, e de representantes da sociedade civil.

IMG-20160114-WA0029[1]

Para o coordenador de Política LGBT, nos últimos três anos houve um reposicionamento da agenda de direitos humanos, especialmente com o avanço dos setores conservadores sobre as mesmas, o que torna o momento atual propício para a construção de novas respostas para o enfrentamento e combate à intolerância, preconceito e violência.

“Muito bacana essa pluralidade que temos hoje aqui na Conferência. E isso é muito bom para construir a política LGBT, pois assim conseguiremos fazer com que a diversidade seja reposicionada enquanto valor da gestão pública”, afirma Vinícius Alves.

A advogada Abinéia Miranda trabalha com a militância feminista LGBT e participou da Conferência. Ela diz que participar de uma conferência é sempre um momento enriquecedor. “Poder ouvir depoimentos de vivências de pessoas que estão na militância nos anima a continuar na luta. Eu quero não só ficar aqui, mas levar os aprendizados, as propostas que sairão daqui, às pessoas que não tiveram a mesma oportunidade que eu”, disse.

A responsável pela pasta do Social no município, Lindsai Amaral, acredita que é uma grande conquista poder realizar uma conferência territorial LGBT em Juazeiro. “A Diversidade, e aí está inserida a questão LGBT, é pauta da gestão Isaac Carvalho. A nossa cidade tem se destacado nos cenários regional, estadual e nacional na promoção da igualdade e a causa LGBT é também contemplada. Priorizar ações como essa consolida Juazeiro como cidade que promove a igualdade e o respeito ao cidadão”, enfatiza Lindsai.

Na conferência foram eleitos dez delegados que irão representar o Território do Sertão do São Francisco na Conferência Estadual, que será realizada em março em Salvador. Três delegados da esfera governamental municipal e sete da sociedade civil foram escolhidos. “É com muita alegria que realizamos um momento como esse. Esse foi só mais um passo e acredito que a nossa sociedade e os nossos governantes estarão cada vez mais sensíveis a essa causa e haverá um futuro próximo onde comemoraremos a zero violência contra LGBTs, o respeito ao direito de escolhas para qualquer indivíduo”, conclui Anderson Motta, emocionado.  (Ascom)