Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Prodecon de Petrolina orienta sobre cuidados ao comprar ovos de Páscoa

Durante esta semana, muitos petrolinenses saem às compras para presentear amigos e familiares com diversos tipos de ovos de chocolate. Mas, é preciso ter cautela para não sofrer algum tipo de prejuízo ao comprar estes produtos. Diante disso, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) da Prefeitura de Petrolina recomenda alguns cuidados na hora de escolher os ovos de Páscoa.

Segundo o diretor presidente do órgão, Dhiego Serra, planejar e comparar preços é fundamental para evitar práticas abusivas. “Pesquisar os preços é a melhor dica na hora de ir às compras, sempre. Quando se trata de itens de épocas festivas como Natal, Páscoa ou Carnaval, por exemplo, essa pesquisa é ainda mais importante porque os comerciantes tendem a reduzir os preços para evitar os estoques”, explica.

É justamente quando se trata de promoção que os consumidores devem ficar ainda mais atentos. Serra destaca que alguns supermercados podem dispor preços promocionais em alguns produtos e não conferir o desconto no caixa. “O Código de Defesa do Consumidor, defende o direito básico à informação de forma clara e adequada, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, e preço. Mas, o consumidor precisa observar isso”, disse.

Sendo assim, ao encontrar preços diferenciados para o mesmo produto e na hora de pagar for cobrado pelo preço superior ao que estava exposto na prateleira, o consumidor tem direito a pagar o menor valor. Qualquer reclamação pode ser protocolada no Prodecon que funciona no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, das 8h às 12h.  Outras informações através do número: 3861-3066.

Confira algumas dicas

Checar o preço

Confira o preço sempre com atenção. Caso haja divergência entre o preço apresentado no local de exposição do produto e aquele informado no caixa, prevalecerá o menor. Alguns estabelecimentos podem informar os preços por meio de imagens ilustrativas semelhante aos produtos, então não esqueça de verificar no momento do pagamento. As formas de pagamento também devem estar devidamente informadas sobre diferenças entre valores à vista e a prazo.

Atenção às embalagens

Assim como ocorre com outros alimentos, a embalagem de ovos ou da barra de chocolate deve estar em boas condições de armazenamento. Verifique se há sinais de violação do conteúdo. Evite produtos amassados ou com furos na embalagem.

Ovos de Páscoa com brinquedos

Quando o consumidor optar pela compra de Ovos de Páscoa acompanhados por brinquedos deve observar se na embalagem contém o selo com a idade recomendada para seu uso. Também deve ser observado se o mesmo dispõe do selo do INMETRO.

Deixe uma resposta