Prodecon orienta consumidores sobre compras no Black Friday em Petrolina

Prodecon já deu início a fiscalizações em Petrolina.

Com a aproximação do Black Friday em todo o Brasil, o Programa Municipal de Defesa do Consumidor (Prodecon) decidiu fazer alertas para que os consumidores evitem enganações. Por exemplo, é importante que os preços dos produtos sejam pesquisados desde agora, para que seja verificado se realmente houve redução de preço.

“O consumidor deve ter muita atenção aos detalhes das ofertas. Uma fraude muito comum neste período é de aumentar o valor alguns dias antes e no dia da campanha promocional baixar o valor para justificar um grande desconto que na verdade não existe”, disse o diretor presidente do órgão ligado à prefeitura, Dhiego Serra.

LEIA TAMBÉM

Petrolina deve movimentar mais de R$ 4 milhões na Black Friday este ano

Quem realiza compras online devem ficar atento a site clonados, que ficam idênticos aos das lojas oficiais. Neste caso, os fraudadores podem capturar os dados do cartão de crédito, e outros dados para realizar falsas compras

De acordo com o Prodecon, o preço promocional não anula os direitos do consumidor. Acerca da garantia legal, ou seja, fazer a devolução do produto com defeito, por exemplo, permanece mesmo que ele esteja em promoção. A loja é sempre obrigada a trocar produtos com defeito ou a ressarcir o valor pago.

As informações sobre preço, prazo e entregas devem estar em destaque e o consumidor tem que ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento.

Qualquer consumidor que se sinta lesado pode fazer sua reclamação junto ao Prodecon. Para isso, basta procurar o órgão no térreo do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho das 8h às 12h.

Para formalizar uma denúncia é preciso apresentar cópia de RG, CPF, comprovante de residência, além de nota ou contrato relacionado ao produto ou serviço denunciado. Outras informações através do número: 3861-3066.

Deixe um comentário