Produção industrial de Pernambuco fechou 2017 em queda

(Foto: Internet)

Enquanto o Brasil encerrou o ano passado com alta de 2,5% na produção industrial, Pernambuco foi no caminho oposto. O estado fechou 2017 com queda de 0,9%, puxado principalmente pelo setor de alimentos (com redução de 7,1%).

O desempenho na produção industrial de Pernambuco foi o segundo pior do país, atrás apenas da Bahia e surpreendeu especialistas. “O resultado nos surpreendeu e frustrou nossas expectativas porque o ano de 2017 começou com um crescimento de 15,3%” afirmou o gerente de Economia e Negócios Internacionais da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), Thobias Silva.

Com as quedas de Bahia e Pernambuco, a produção industrial no Nordeste também apresentou desempenhou negativo, encerrando 2017 com queda de 0,5%. Apesar dos índices locais ruins, no geral o Brasil cresceu e apresentou alta pela primeira vez desde 2003.

Em Pernambuco, além dos alimentícios também encerraram 2017 em queda a produção de minerais não metálicos (11,9%) e têxtil (11,6%). Por outro lado, tiveram melhora os segmentos de produtos de metal (33,3%) e equipamentos de transporte (31,5%).

Deixe um comentário