Professores de Uauá protestam contra falta de pagamento do salário de dezembro de 2020

(Foto: APLB/Uauá)

Professores da rede municipal de ensino de Uauá, cidade da região norte da Bahia, realizaram protesto na praça São João Batista, a principal do município, contra o ex-prefeito Lindomar Dantas (PC do B), que perdeu a eleição no dia 15 de novembro do ano passado e teria deixado o cargo devendo o salário de dezembro de 2020 a maioria absoluta dos 377 professores da rede e aos demais servidores da Educação.

Além disso, de acordo com a APLB-Sindicato núcleo de Uauá, o ex-prefeito não repassou para as instituições financeiras, especialmente a Caixa Econômica, o desconto dos empréstimos consignados realizados pelos servidores nas folhas de novembro e dezembro de 2020, o que coloca nos servidores no cadastro de devedores ativos. Outra irregularidade encontrada pelo o Sindicato da categoria é que, a gestão anterior também não vinha repassando a parcela devida ao INSS.

Ainda de acordo com a APLB-Uauá, o órgão já se reuniu com a atual gestão para conversar sobre esses esse assunto  e o mesmo mostrou-se aberto ao diálogo. Porém, informou que o INSS “sequestrou” R$ 600 mil do Fundo de Participação dos Município (FPM), nos primeiros dez dias de janeiro referente a débito do município junto a instituição, o que comprometerá a receita do mês em curso, pedindo para o sindicato procurar a justiça.

Nossa equipe conversou por telefone com o ex-prefeito Lindomar Dantas, que informou que está fazendo o fechamento do processo administrativo que a lei lhe permite realizar para dar as respostas necessárias a todos os seguimentos na hora certa. O blog continua aberto aos esclarecimentos do ex-gestor de Uauá.

Deixe um comentário