Profissionais do HDM/IMIP participam de treinamento para imunização contra o VSR

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Profissionais de saúde do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina participaram, na última semana, de um treinamento sobre Palivizumabe – imunoglobulina (um tipo de anticorpo “pronto”) que induz imunização passiva específica contra o vírus sincicial respiratório (VSR) em bebês de alto risco.

O Palivizumabe, elaborado por técnica de engenharia genética, previne quadros graves de infecções respiratórias em lactentes, como a bronquiolite e, principalmente, pneumonias.

A imunização é recomendada aos recém-nascidos pré-termo com menos de 29 semanas de idade gestacional no primeiro ano de vida; para aqueles nascidos entre 29 e 32 semanas, até o sexto mês; e para portadores de doenças cardíacas e pulmonares nos dois primeiros anos de vida.

A atividade foi realizada através de videoconferência pela enfermeira e representante do Laboratório Abbvie, Érica Portella, e teve como objetivo explicar a estrutura e a fisiopatologia do VSR, o impacto da imunização com o Palivizumabe, o fluxo desse anticorpo e o período de sazonalidade (típico de determinada estação ou época).

De acordo com a enfermeira gerente da Vigilância Epidemiológica Hospitalar do HDM, Shirlley Albérico, o treinamento foi fundamental para capacitar e atualizar os profissionais: “O momento foi essencial para todos que trabalham na assistência, já que o período mais propenso às infecções no Nordeste é de março a julho. Com esta iniciativa é possível prevenir infecções respiratórias, evitando custos adicionais e o sofrimento das famílias e dos bebês”.

Deixe um comentário