Profissionais do programa Nova Semente participam de formação

A formação dos profissionais segue até amanhã (29). (Foto: ASCOM)

Com o tema: “Os dois primeiros Estágios de Piaget”, as assistentes de berçários I e II das Unidades do programa de primeira infância Nova Semente estão participando de um encontro formativo. A iniciativa da coordenação do programa tem a parceria da Faculdade UNINASSAU, sem custos para o município.

A palestra, mediada pela pedagoga, psicopedagoga e mestranda em Ciências da Educação, Eliete Maia Araújo, tratou sobre o estágio sensório motor e estágio pré-operatório das crianças de 0 a 6 anos. A formação será concluída nesse sábado (29), a partir das 8h, no auditório da UNINASSAU, com o segundo grupo de assistentes e terá a participação da pedagoga e diretora do Instituto Intelecto, Andréa Santana.

De acordo com Poliana Castro, gestora do programa, as formações são momentos importantes, pois colaboram na melhoria do trabalho realizado nas entidades. “Com os novos conhecimentos adquiridos, as assistentes terão mais subsídios no cuidado com as nossas crianças e oferecer à comunidade uma educação de excelência como orienta a gestão municipal” , pontuou.

Teoria de Aprendizagem de Piaget

O cientista suíço Jean Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em quatro fases: 1° sensório – motor (até os 2 anos), 2° pré-operacional (dos 3 aos 7 anos), 3° operatório concreto (dos 8 aos 11 anos) e 4° operatório formal (a partir dos 12 anos).

Por isso, o educador deve adotar passos intermediários para adequá-los às estruturas mentais da fase de desenvolvimento do aluno, que dessa forma, exerce um papel ativo e constrói seu conhecimento, sob orientação constante do professor. Por isso, o tema foi escolhido para a formação.

Deixe um comentário