- Blog do Waldiney Passos - https://www.waldineypassos.com.br -

“Programa Esporte e Lazer da Cidade” beneficiará 10 comunidades de Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Pelos próximos dois anos, atividades com futebol, artes maciais, dança, teatro, entre outras, serão uma presença constante em 10 comunidades de Petrolina (PE). Nesta terça-feira (14), o prefeito Miguel Coelho lançou o “Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC)”, que impactará mais de quatro mil moradores de todas as idades. A iniciativa pretende garantir maiS cidadania e qualidade de vida em áreas estratégicas da zona rural e área urbana.

O programa é coordenado pela Prefeitura de Petrolina com recursos do Governo Federal. A parceria, ao longo de dois anos, implantará núcleos nas comunidades com 10 coordenadores e 60 agentes sociais para mobilizar os moradores e implementar as atividades culturais ou esportivas mais identificadas com a população do bairro beneficiado.

As ações serão realizadas em praças, quadras, campos de futebol e clubes da Cohab Massangano; João de Deus; Jardim São Paulo; Henrique Leite; Agrovila Massangano; Vila NM-12; Serrote do Urubu; Projeto Maria Tereza/ Km-25; Pau Ferro e Rajada. Todas essas áreas foram selecionadas levando em consideração aspectos sociais, e por não contarem com programas socioculturais com recursos federais, reforçando a característica de inclusão e desenvolvimento de áreas vulneráveis.

Os jogos de futebol, basquete, vôlei, bem como, as aulas de judô, teatro e dança nos bairros selecionados já devem começar em junho, após a fase de implantação dos núcleos e mobilização social. Todo esse processo, segundo o prefeito Miguel Coelho, os dez bairros beneficiados pelo programa serão transformados. “Serão dois anos de muito esporte, lazer e cultura, tudo acompanhado por profissionais. Então, não se trata apenas de levar o futebol, o judô, a dança para um bairro, é um esforço para transformar essas comunidades em ambientes mais vivos, saudáveis e com autoestima elevada”, defendeu o prefeito.