Programa ‘Ganhe o Mundo’ vai levar estudantes do sertão Pernambucano para o Canadá e Chile

(Foto: ASCOM)

Um grupo com 61 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais do Sertão do Médio São Francisco está preparando as malas para uma temporada de intercâmbio (na modalidade High School) em escolas do Canadá e Chile.

Reunidos na manhã desta quinta-feira (25), em Petrolina (PE), os alunos selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo (PGM) acertaram os detalhes principais da viagem que deverá ocorrer entre os meses de julho e setembro com as despesas todas pagas pelo Governo de Pernambuco.

Bastante empolgada com a temporada de um semestre letivo (em torno de 5 meses) no Canadá, a aluna Eumara Mayra da Silva, 16 anos, não economizava nos planos.

“Esta é a minha primeira viagem ao exterior e vou aproveitar bem cada minuto desta experiência. Pretendo adquirir novos conhecimentos, conhecer uma língua nova e aprender muito da cultura canadense”, completou a estudante que faz o 2º Ano na escola Clementino Coelho, em Petrolina.

(Foto: ASCOM)

Outra estudante que não esconde as expectativas com o intercâmbio, Jessycka Nunes, 15 anos, adiantou que conhece muito pouco sobre a cultura do Chile, mas está lendo bastante a respeito do país.

“Espero viver uma experiência rica em todos os aspectos e voltar com a mente mais aberta e mais preparada para ir adiante na minha vida pessoal e profissional”.

Na volta do intercâmbio, os estudantes apresentam um projeto interdisciplinar participando de aulas onde expõem suas experiências. Os intercambistas do PGM Esportivo também apresentam os resultados em competições esportivas.

Na edição 2017, o Programa Ganhe o Mundo teve 25 mil inscritos em todo estado; destes, mil foram selecionados. No Sertão do Médio São Francisco farão a viagem 57 estudantes na modalidade tradicional e quatro no PGM Esportivo.

De acordo com a titular da Gerência Regional de Educação (GRE), Anete Ferraz, o programa além de abrir horizontes culturais anima os alunos a se dedicarem mais aos estudos.

“O PGM é um programa exitoso em todos os aspectos, principalmente na transformação dos estudantes em protagonistas dos seus próprios destinos. Nossos estudantes viajam sonhando e voltam determinados em realizar cada um dos seus objetivos”, concluiu a gestora.

Um Comentário

  • Alberto Filho Coelho de Amorim - Gestor

    3 de junho de 2017 at 16:48

    Valdiney, Boa Tarde!

    Gostaria de destacar nessa reportagem que dos 61 alunos que irão participar desse Intercâmbio, 31 alunos são alunos da Escola Estadual Malaquias Mendes da Silva. A escola é localizada no Povoado de Atalho e tem duas extensões, uma no Povoado de Caititu e outra no Distrito de Rajada.
    Jamais passou pela cabeça desse alunos, que são de famílias carentes , um dia fazer uma viagem para o exterior. Então, hoje estão todos felizes por terem garantido essa oportunidade. Esses alunos residem no Distrito de Rajada e os sítios circunvizinhos de Satisfeito e Caroá, nos Povoado de Pau-Ferro e Atalho e no Assentamento Nova Esperança.

    Responder

Deixe um comentário