Programa Transforma Petrolina mobiliza população para doação de sangue

(Foto: iStock/Thinkstock)

Seguindo o exemplo da campanha realizada durante o carnaval, o Programa Transforma Petrolina, coordenado pela Primeira Dama Lara Secchi Coelho, mobiliza novamente a população em uma nova campanha para repor o estoque de sangue do Hemocentro da cidade.

Dessa vez, a ação se deve a pandemia do novo Coronavírus que se espalhou por todo o país. O objetivo é conscientizar as pessoas para que continuem doando sangue nesse momento de crise na saúde pública. Segundo a coordenadora do Programa Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho, “é preciso lembrar que as outras doenças continuam existindo e que a demanda de sangue no sistema de saúde só deve aumentar”.

Apesar das orientações para que as pessoas evitem sair de casa, os hemocentros garantem que a doação é feita em locais seguros. Para isso, a higienização vem sendo reforçada, fazendo o uso constante do álcool em gel para desinfetar o ambiente, além do uso contínuo dos equipamentos de segurança necessários, inclusive máscaras, por parte dos funcionários.

Onde doar?

Voluntários podem comparecer ao Hemope Petrolina que fica localizado na Rua Pacífico da Luz, s/n – Centro, no horário de 7h30 ao meio dia. Para evitar aglomerações e risco de contágio, é preferível que as pessoas façam o agendamento através do telefone (87) 3866-6601.

Veja os principais requisitos para a doação:

– Idade entre 16 e 69 anos;

– Peso mínimo 50kg;

– Bom estado de saúde;

– Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 6 meses;

– Além disso, critérios adicionais de triagem clínica também estão sendo adotados devido a pandemia do coronavírus.

OBS: Não deve doar quem ingeriu bebida alcoólica nas 12 horas antecedentes a doação do sangue. Se a pessoa estiver com gripe ou resfriada, não deve doar temporariamente.

Deixe um comentário